terça-feira, 30 de março de 2010

Mérito












De acordo com o dicionário priberam a palavra mérito corresponde a merecimento, valor moral, Aptidão etc. De origem latim, se atribui a indivíduos com bom conceito, senso de moral, conquistadores autônomos.

Muitas pessoas acreditam que ser apto a receber um mérito, é ser qualificado, digno de respeito e elogio, são aqueles que demonstram honra e apartir disso, verdadeiros merecedores, de acordo com uma pesquisa feita, em um site de perguntas e respostas, o yahoo.

Não é preciso se destacar, fazer algo propriamente dito impossível, pois o mérito não é apenas aquele visto e gloriado por todos. Tudo aquilo que você batalha para conseguir, que vem de você, poucas vezes com apoio de outras pessoas, é um mérito pelo simples fato de que pessoas assim, capazes, corajosas e honrossas de si, são minoria nos dias de hoje.
Hereditariedade, muito visto na idade média, era o poder passado de pai para filho, o direito de sucessão, isso porém, não é um mérito apesar de ter um grande efeito, é apenas um cargo, pois o filho não fez realmente por merecer.


Um pai com problemas psiquicos, desturbios e descontrolado se ve perdido e com uma flecha no peito ao ver sua esposa cometer adultério no dia de seu aniversário em seu próprio quarto. Desgostoso, o pai pega o filho e sobe até o topo do edificio em que moram, ameaça de jogar a pobre criança para se vingar da esposa, por ser o primeiro filho do casal, e pelo fato da mulher ter sofrido muito no parto. Um homem, sem muito charme nem costume, que passava por ali, conversava com o pai da criança mesmo a tal distância do solo. O pai e a criança choravam, ambos por desespero, porém não pela mesma razão. O homem sobe até la, logo em seguida de pedir ajuda a policiais. Ao chegar toda a equipe afim de salvar o garotinho, o pai se enraivesse, e conversa com o homem, que conta sua história de vida que também era muito parecida com a daquele homem. Horas e horas de negociação, o homem ve sua mulher se aproximar do edifício, deixando cair sacolas, correndo desesperadamente, percebe que não era sua mulher, e talvez nem fosse seu apartamento mesmo, mas não se convence do que ve. O homem, tentando consolá-lo, tira a criança de seus braços, até que policiais consigam ter acesso ao topo do edifício. Logo após a situação ficar sob controle, o homem desde pelos fundos,e vai embora.
Mesmo que ninguém saiba quem era, aquele homem, desconhecido, foi merecedor de honra. Salvou vidas, não usou da força, e não obteve lucro por aquilo, nada além do simples prazer de compartilhar.

Devemos perceber que primeiro devemos o mérito a nós mesmo, do que a segundas partes. Uma pessoa que se satisfaz, logo satisfará aos outros. Não precisa demonstrar, pois quando é certo é certo, e as pessoas simplesmente reparam, humanos não podem ser cegos a tal ponto.
Super-heróis existem, e são um ótimo exemplo de merecedores de mérito!

P.S: me descupe pelos erros de ortografia. Eu sei "a pressa é inimiga da perfeição". Mas hoje o tempo é curto para tantas tarefas.

Nenhum comentário: